11.5.09

O Mestre

Quando penso no Mestre, imagino que quem o criou pensou naquela brincadeira infantil "chefinho mandou...", porque as suas funções são muito parecidas com a de um mestre que manda.

Recurso presente na grande maioria dos programas de design digital, o Mestre permite armazenar, configurar e diagramar conteúdo, de forma que o mesmo esteja presente em todas as páginas do projeto. Ele é comumente usado para estabelecer um padrão visual no trabalho.

Apesar de muitos profissionais acharem que o mestre engessa a apresentação, se usado da maneira correta, pode agilizar o seu trabalho.

Na confecção de apresentações, é aconselhável elaborar o slide Mestre em primeiro lugar, pois, além de determinar o estilo visual de todo o projeto, também irá estabelecer a futura diagramação dos espaços onde entrarão informações, gráficos, tabelas, imagens, ou seja, o conteúdo individual de cada slide. No PowerPoint você poderá aproveitar modelos prontos da biblioteca do programa ou compor seus próprios modelos de slide mestre.

O que mais você ganha ao determinar um Mestre?
• Ao abrir um novo slide (Control + M), basta digitar os textos que eles já estarão adaptados aos padrões que você estabeleceu.
• Se sem querer você desconfigura um texto ou o tira do lugar e deseja que ele volte a ficar no padrão estabelecido, basta reaplicar o layout em LAYOUT DE SLIDE. No PowerPoint 2007, clique com o botão da direita no slide e peça para REDEFINIR SLIDE que as coisas voltam para o lugar rapidinho.
• Você pode passar slides de uma apresentação para outra e reaplicar seu conteúdo para o novo padrão criado. O próprio programa readapta suas informações, alterando as fontes, cores e plano de fundo de acordo com o novo padrão escolhido.

Dedico esse post ao Sergio Katz (Planejamento), que sempre adorou meus mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação