14.5.09

Citações, uma ferramenta poderosa para suas apresentações

Muitos palestrantes gostam de usar citações em suas apresentações. Essa realmente pode ser uma ferramenta poderosa, principalmente se você não é um palestrante conhecido pela audiência ou profundamente respeitado em relação ao assunto em que está abordando.

Citações reforçam o seu conteúdo. Um bom exemplo é um comentário de Tom Peters, que divide com Michael Porter e Peter Drucker o triunvirato dos maiores intelectuais corporativos dos Estados Unidos, que é um usador assíduo de citações em suas palestras:

"...minhas conclusões têm muito mais crédito quando eu as apóio com grandes fontes. Eu digo coisas muito radicais. Eu digo 'Seja Radical!' Isto é uma coisa. Mas então eu mostro uma citação de Jack Whelch, que afinal de contas, liderou uma companhia de 150 bilhões de dólares (eu não): 'você não pode se comportar de maneira calma e racional; você tem que estar por aí na periferia lunática'. de repente meu radicalismo é 'confirmado' por um 'operador real'. Também, eu acho que as pessoas gostam de ir além da palavra falada e ver um simples lembrete do que eu estou dizendo." (comentário extraído do livro "Apresentação Zen", de Garr Reynolds.)

Citações podem trazer credibilidade a sua história, elas podem ser usadas como ponto inicial para o seu próximo argumento ou podem finalizar um conteúdo de maneira surpreendente.

Alguns cuidados: Somente use citações que sejam respeitadas pela sua audiência. É muito importante que o público tenha respeito e conheça quem disse aquela frase.
Não exagere no uso de citações e nem use frases muito complexas e com muito texto. Tenha certeza de que sejam simples, pequenas e totalmente legíveis. Ao ler uma citação muito longa ou complexa, você pode perder totalmente o foco da sua audiência.

Abaixo, alguns sites e blogs interessantes, que podem te ajudar a achar citações para sua próxima apresentação.

http://www.frasesfamosas.com.br/
http://www.fraseseternas.com.br/
http://www.fraseseproverbios.com/
http://aquifrases.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação