5.5.09

Criatividade & Apresentações

Ontem fiz um post sobre Criatividade, e algumas pessoas me perguntaram, mas porque você falou sobre criatividade, o que tem a ver com apresentações?

Garr Reynolds, autoridade sobre design de apresentações e performance, palestrante cobiçado, consultor e atual diretor da Design Matters no Japão, disse em seu livro "Apresentação Zen, editora Alta Books", que "Assim que você descobre que preparar uma apresentação é um ato que requer criatividade, não meramente a junção de fatos e dados numa maneira linear, você verá que é uma atividade de 'cérebro inteiro', que requer tanto pensamento do lado direito quando do lado esquerdo do cérebro."

Seth Godin, palestrante, blogueiro, autor de Meatball Sunday, diz que apresentar trata-se de transferência de emoção. "Nosso cérebros têm dois lados. O lado direito é emocional, musical e de veneta. O lado esquerdo é centrado em destreza, fatos e dados consistentes. Quando você aparece para fazer uma apresentação, as pessoas querem usar as duas partes dos seus cérebros. Então eles usam o lado direito para julgar a maneira como você fala, o modo como se veste e sua linguagem corporal."

Todo mundo pode, ou pelo menos, poderia ser mais criativo em suas apresentações ou mesmo em qualquer tipo de trabalho que realiza. Quando você conhece um assunto, muitas vezes se acomoda e liga o botão do automático. Mas você pode pensar nele sob novas perspectivas, achar soluções práticas que agilizem o processo e se dar a oportunidade de ir além da expectativa. Afinal, uma apresentação ou a entrega de um trabalho, serve para mostrar a um determinado público suas capacitações. Você vai perder essa oportunidade?

Um comentário:

  1. Legal seu blog, quero que veja o meu e me dê sugestões, ok?

    b2bgourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir

LaGracia Design em ação