4.5.09

Criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem.


Muitas vezes, os profissionais que usam e abusam da criatividade no seu dia-a-dia escutam: Nossa, como você é criativo! Não sei como conseguiu pensar nisso!
Isso é realmente fruto de admiração, porque para a maioria, ser criativo é um dom para poucos.

Mas a criatividade é uma atividade inata do ser humano, ou seja, nós nascemos com ela e podemos, ou não, utilizá-la durante a vida. E como toda atividade "inata", quanto mais usamos, melhor saberemos nos aproveitar dela.

Apesar disso, muita gente acha quase impossível ter idéias criativas, porque, infelizmente, nossa cultura, nossas escolas nos treinam para melindrar a criatividade. Quantas vezes, quando criança, você não teve idéias que achava incríveis e um adulto te falou que aquela não era uma boa idéia, porque não era a correta? É triste, mas é real.

Mas a criatividade está aí, para quem quiser usá-la. Olhe pela janela e veja quantas profissões estão sendo reinventadas, quantos caminhos estão se abrindo por conta das mudanças sociais, econômicas e políticas que temos enfrentado.

A internet é o maior eco da reinvenção do homem. Nela, se vê claramente o quanto se pode ser criativo, sem medo de se expor ao ridículo. E mesmo o ridículo se tornou relativo, afinal, o que é "ridículo" hoje em dia?

Para fazer um trabalho artístico, para administrar as contas da sua empresa, para treinar funcionários, a criatividade é uma chave para tomar caminhos mais interessantes e até agilizar processos.

Então, busque a criatividade que existe dentro de você e use-a diariamente para resolver suas questões. Abaixo, algumas dicas que podem te ajudar a engrenar sua criatividade:

INSPIRAÇÃO DEPENDE DE BASE
Para se ter inspiração é preciso estudar. Como você vai ter uma idéia genial se não entender nada sobre nenhum assunto? Leia jornais, livros, faça cursos, conheça o tema que te interessa a fundo. Assim poderá propor soluções criativas e inovadoras.

SAIA DA ROTINA
Se o máximo que você tem a contar sobre a última semana é que assistiu o jogo do Corinthians e Santos, então está precisando rever algumas coisas. Viajar, dançar, cantar, dar muita risada, tomar um vinho, fazer karatê, capoeira, ler livros diferentes, ir ao cinema, entrar em contato com coisas fora do seu cotidiano pode te ajudar a abrir a mente.

FOTOGRAFE
Fotografar ajuda a ver a vida sobre outros ângulos. Sente-se em um parque, perceba os detalhes acontecendo ao seu redor, o bater das asas de uma borboleta, a criança correndo atrás da bola, a satisfação de um cachorro ao deitar a barriga na terra molhada, as sombras mudando de lugar ao longo do dia. Perceba o mundo ao seu redor, fotografe sua cozinha, sua casa, perceba os detalhes.

OLHE ATRAVÉS DO OUTRO
Olhe sua mulher, seu marido, seu filho, seu chefe, tente se imaginar no lugar dele, vivendo seu cotidiano. É impressionante o que acontece quando nos transportamos para um olhar diferente do nosso.

QUEBRE O DIA EM PARTES
Se você trabalha em frente ao computador o dia todo, de tempos em tempos (1 em 1h por exemplo), vá até uma janela e olhe pra fora por alguns instantes, ou vá beber água, um café, ler alguma coisa que não tenha a ver com o que está fazendo. Na hora do almoço, faça natação, vá correr, saia para dar uma volta, encontrar com amigos. Ao quebrar o trabalho em partes, você adquire novas idéias sobre o mesmo assunto e resolve questões com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação