1.5.09

10-20-30 Regra básica e antiga mas tem muita gente que não conhece (ou pelo menos não usa)

A pior maneira de começar uma palestra é o palestrante avisar que a apresentação tem uns 50 slides e que ele precisa que alguém avise quando acabar o tempo. O que é que se passa pela sua cabeça ao ouvir esse tipo de comentário?

Guy Kawazaki, para quem não sabe, é autor de diversos livros sobre apresentações e já trabalhou como engenheiro da Apple. Muitos blogs falam sobre ele e se você fizer uma busca, vai encontrar suas dicas por aí. Ele criou uma regrinha que se chama 10-20-30, que tem como objetivo simplificar a sua vida e de quem estará assistindo a sua palestra.
Com tanta comunicação bombardeando nossas vidas, quanto mais simples, mais eficaz. Essa regra vale também para apresentações.

a) 10
Dez é o número máximo de slides que sua apresentação pode ter.
É difícil um ser humano normal reter mais que isso com eficácia. Seus ouvintes, seu chefe, sua equipe, seus alunos, todo mundo é normal - presumivelmente. E eles não conseguem mesmo reter um amontoado de informações.
Dez slides, no máximo, é um bom número.

b) 20
Vinte minutos é o tempo ideal para sua apresentação.
Mais do que isso e a atenção das pessoas começa a dispersar. Ou então o sono bate.
Se durar mais do que vinte minutos sugiro fazer uma atividade que divida um bloco de apresentação do próximo. Perguntas para a platéia responder, uma tarefa em grupo de três minutos. Algo que quebre a monotonia.

c) 30
Trinta é o tamanho das letras (fontes) usadas na apresentação.
Via de regra, usamos tamanho 10 de fonte.
Resultado: além da segunda fileira ninguém enxerga nada. Ou espreme os olhos para entender o que tem ali. Ele não enxerga e logo perde o interesse!
O mesmo vale para gráficos: cuidado com imagens e tabelas muito significativas para você, mas incompreensíveis para a maioria.
Simplifique-os e deixe bem claros. A platéia não deve levar mais do que cinco segundos para interpretar um gráfico.
É claro que a fonte 30 é uma sugestão "genérica". A mensagem aqui é: use material visual que fique otimizado para todos os que vão assistir a apresentação, e não somente para a tela do seu computador!!
Outra vantagem das fontes maiores é que isso impede que você escreva muito no slide. Na verdade, essa é a intenção!! Você deverá então exercitar a arte de ser mais conciso e objetivo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação