26.12.09

Livros para ajudar você a melhorar a performance da sua apresentação

Tirando o livro do Garr Reynolds (Presentation Zen), existe pouquissima literatura no mundo voltada exclusivamente para design de apresentações. Apesar disso, existem livros que são maravilhosos para abrir a nossa cabeça em relação ao design e aumentar nossas possibilidades de pensar uma apresentação mais visual, mais interessante e mais simples. Esses livros não tem, necessariamente, relação algumas com apresentações, mas podem te ajudar e muito! Vão aí algumas dicas:


Design para quem não é Designer, Robin Willians. Com tradução para o português, esse livro ensina os princípios do design de maneira simples e didática. Muito bom para entender e poder explicar com maior maestria porque o que vemos nos incomoda visualmente.


The Presentation Secrets of Steve Jobs: How to Be Insanely Great in Front of Any Audience by Carmine Gallo. A gente sempre fala das apresentações de Steve Jobs e fiz um post há um tempo atrás sobre o lançamento desse livro. Para relembrar, Carmine Gallo fez um resumão das coisas que Steve Jobs faz para ser um grande apresentador, além das coisas maravilhosas e simples que faz com seu Keynote. Vale muito a pena.


Scott Kelby's Digital Photography Boxed Set (Volumes 1, 2, and 3), por Scott Kelby. Esse cara ajuda pessoas a aprender fotografia e principalmente, como enxergar fotografia (e não só ver como a maioria faz). É muito interessante pra quem deseja melhorar a sua visão fotográfica do universo ao redor.

Now You See It: Simple Visualization Techniques for Quantitative Analysis by Stephen Few. Em vários posts eu já falei que a minha grande paixão é deixar dados, planilhas e gráficos mais interessantes e fáceis de entender. Segundo o Gary, esse é um dos livros que te ajuda a entender melhor esse universo, de uma maneira simples e didática. Já estou comprando!

Visual Language for Designers: Principles for Creating Graphics that People Understand por Connie Malamed. Um livro que ajuda a introduzir os princípios e técnicas design e ensina na percepção, na forma de conduzir o olho, simplificar a informação visualmente, ou seja, é um ótimo livro pra ajudar a entender tudo o que a gente busca explicar por aqui.

Don't Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability (2nd Edition) por Steve Krug. Websites tem muito mais ligação com apresentações do que você pode imaginar. Esse livro ensina, com muita simplicidde, a entender melhor o que funciona e o que não funciona em um website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação