12.12.09

25 anos de PowerPoint por Max Atkinson



Se você trabalhou em um escritório no mundo ocidental nos últimos 25 anos, provavelmente deve ter se sentado ao menos uma vez para ver uma apresentação em PowerPoint. Mas é incrível que após 25 anos, isso ainda pode ser tão chato.

Onde moram os problemas? Porque o PowerPoint ainda é tão mal utilizado?

Max Atkinson, autor do livro "Speech-making & Presentation Made Easy" e um dos maiores críticos do programa, escreveu um artigo sobre os 25 anos do PowerPoint no BBC News em agosto desse ano. Acho que vale aqui levantar alguns pontos deixados por ele.

"Nos últimos 25 anos, perguntei a centenas de pessoas quantas apresentações de PowerPoint elas viram que trouxeram algo realmente inspirador e entusiasta. A maioria luta para chegar a um único exemplo e as mais otimistas respostas que eu ouvi foram: "duas".

"Quanto menos e mais simples os slides são, mais fácil será para manter a plateia atenta."

"Se há somente texto na tela, as pessoas vão tentar ler e ouvir ao mesmo tempo - e não vão conseguir fazer nem um nem o outro muito bem."

"Se a fonte é muito pequena pra ler, a plateia vai se irritar tentando ler. Também não ajuda nada quando o palestrante diz: 'Como vocês podem ver' ou 'vocês provavelmente não vão conseguir ler este'.

"Projetar um slide após o outro pode até fazer com que pareça que você preparou a apresentação. Mas se você não tiver planejado de verdade o que vai dizer, vai ter que improvisar e isso pode fazer sua plateia desligar. Evitar isso exige um planejamento cuidadoso. Faça isso antes de pensar em slides e você não vai precisar muitos deles - e os que você decidir usar vão ter a função de te ajudar a esclarecer as coisas para o público, ao invés de apenas recordar o que você vai dizer em seguida."

"Bullet points podem parecer uma ajuda visual interessante para a maioria, mas falar e ouvir são fundamentalmente diferentes de escrita e leitura."

"O problema é que o PowerPoint torna tão fácil colocar textos e informações numéricas em slides que conduz os apresentadores na crença equivocada de que todos os detalhes serão transmitidos com sucesso através do ar no cérebro da plateia."

"Um executivo da Microsoft afirmou recentemente que as melhores apresentações de PowerPoint que ele tinha visto não tinham nenhum bullet point."

"O que me surpreende é que o modelo padrão convida os usuários a elaborar listas de bullet points, quando os principais benefícios do programa encontra-se na criação de imagens."

Leia a entrevista inteira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação