26.9.09

Linguagem de apresentação na mídia

Vocês já repararam o que está acontecendo com os filmes publicitários? Dê uma sentadinha no sofá entre um dos intervalos da novela das 8 (que na verdade é das 9) e repare: a linguagem utilizada inicialmente em apresentações está com tudo, os filmes estão se transformando em um mix de ilustração, filme, stop motion, efeitos animados, texturas misturadas com fontes divertidas, fotografias e tal.

Pensando com meus botões, acredito que isso venha ocorrendo por duas razões principais: primeiramente (e porque o mercado é movido à isso), em função de valores, já que fazer um filme com atores, locação, maquiador, equipamentos, câmeras é bem mais caro que fazer um filme montado dentro de programas como o Combustion ou After effects. A outra razão é que a maior popularização desses programas trouxe maiores possibilidades às produtoras de misturar elementos visuais como filme, animação, fotografia e, obviamente, de oferecer isso aos seus clientes...

Com isso, os filmes publicitários ganharam uma liberdade nunca antes imaginada. Coisas irreais, que antes precisavam de grandes produções e é claro, grandes gastos, hoje são conseguidas com recursos mais simples e muito mais baratos. Uma pitada de criatividade e um bom profissional resolvem o problema.

Abaixo, seguem dois anúncios que demonstram claramente a utilização desse tipo de linguagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação