8.6.09

Dicas para entender seu público-alvo

Então, você criou a apresentação perfeita, sua mídia está redondinha, treinou a dicção, a pronúncia, a postura, já está com tudo na ponta da lingua. Tudo pronto? Não. Se você não tomou o cuidado de entender o seu público-alvo, na verdade você ainda nem começou.

Você já foi dar uma palestra e de repente se deparou com um público um pouco diferente do que você estava esperando encontrar? Mesmo que você seja o Rei do Improviso, as chances das coisas darem errado são muito grandes.

Conhecer seu público vai fazer uma grande diferença. Não acredita? Se a função de uma apresentação é vender uma idéia, como você vai saber se o seu público já não está careca de ouvir o que você vai dizer?

Abaixo, algumas questões que irão te ajudar a evitar apuros e se aproximar do público-alvo:

Quem são e quantos são?
Estas duas perguntinhas te ajudam a adaptar sua apresentação à sua audiência. Existe uma grande diferença entre falar com um público de 20 e um de 150 pessoas. Vamos supor que você vai dar uma palestra na ESPM para 150 estudantes. Quanta informação você já pode saber com esses dois fatos simples?

O que eles sabem?
Para evitar surpresas ou um conteúdo monótono, é importante você saber o que o seu público já conhece. Eles são especialistas ou aprendizes? O assunto que você vai tratar já faz parte do cotidiano deles ou é algo totalmente novo? Essas são informações que vão fazer toda a diferença para personalizar a sua apresentação.

O que a sua audiência está buscando?
Existe uma razão para o seu público-alvo estar ali reunido para te ouvir por 40, 60 minutos. O que ele está buscando? A sua apresentação está atendendo a essa expectativa? Apresentações são uma via de duas mãos: Você precisa vender a sua idéia, mas também precisa dar o que seu público procura.

Conheça o ambiente
Chegue mais cedo no local em que vai dar a palestra, converse com as pessoas, veja se há outros palestrantes que já se apresentaram e converse com eles, se misture, conheça o palco, os equipamentos, veja as possibilidades de locomoção, entenda o clima. Isso acalma os nervos e faz com que você se familiarize com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação