22.5.09

Chega mais perto

Uma das coisas mais importantes que aprendi no curso do Polito, é que para fazer uma boa apresentação, você precisa trazer o assunto para dentro de você e para a vida da sua audiência.

Afinal, o que é uma apresentação? Não é nada mais do que uma mistura de textos e imagens, só que com uma problemática maior: tem que conquistar a audiência a cada 20 segundos!(tempo que geralmente se perde o foco. socorro!) E tem mais, o que está em jogo é a sua própria reputação. Se você fizer algo mal feito ou que não funcione, você está perdido. Sua venda, seu nome, muitas vezes até o seu emprego fica por um fio.

Diante disso você só tem um caminho: faça bem feito, seja legal, atraente, tenha um conteúdo interessante, leia e o mais importante: se prepare! Você não precisa ser genial, mas tem que demonstrar que o conhecimento sobre o que está falando, está saindo de dentro de você e uma maneira sensacional de fazer isso, é trazer o conhecimento para o cotidiano.

Hoje, fuçando na internet, achei uma palestra do Luli Hadfahrer, phd em comunicação pela ECA-USP e professor há 15 anos. Ele já trabalhou para diversas agências e foi responsável, entre outros trabalhos, por projetos de conteúdo e design digital no Brasil e em vários países do mundo. Eu gosto muito de visitar o blog dele (inclusive tem um link aqui no meu), sempre tem dicas legais que ajudam a perceber o design de outra maneira e vários outros assuntos em pauta. Enfim, ele é um ótimo palestrante, com conteúdo genial e fala com tanta naturalidade que parece tudo muito fácil. Mas o que dá pra perceber claramente é que, apesar de ele falar de inovação, de tecnologia, ou seja, de coisas externas, ele traz tudo isso para dentro do cotidiano da audiência. Isso é absolutamente fundamental! Você não pode estar distante do seu assunto e nem do seu público. Tem que estar próximo.

A maioria dos gurus de apresentação fala que devemos transformar nossa apresentação em uma história. É disso que estou falando. Você não precisa inventar nada, não precisa contar uma historinha. Quanto fala-se em contar uma história, é na verdade, trazer o assunto para perto do seu público. Se vai falar do início do mundo, mostre como isso afeta as pessoas hoje. Se vai falar sobre a WEB 2.0, dê exemplos reais do que isso vai gerar para cada uma das pessoas sentadas na platéia.

Se tiver um tempo, assista a palestra do Luli. Você vai ver que é uma fórmula fantástica pra conquistar a audiência.

bjs e bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação