28.1.11

A utilidade do PowerPoint vai além das apresentações

A utilidade do PowerPoint vai além das apresentações

Por Álvaro Oppermann

Os críticos o acusam de ser um programa “simplista” e “matador da produtividade”. A revista Wired chegou a compará-lo a uma droga que “estupidifica a comunicação”. O PowerPoint, criado em 1987 pela Forethought Inc., e inicialmente desenhado para o sistema operacional do Macintosh, tem uma carreira tão bem-sucedida quanto polêmica. Pelas mãos de Bill Gates, que o adquiriu no ano de seu lançamento, tornou-se o ubíquo software de apresentações dos anos 90 e do século 21 – da sala de aula à sala de reuniões. Os fãs o adoram. Porém, o uso do produto da Microsoft é mais complexo e criativo na vida corporativa do que concebem muitos fãs e admitem os críticos. Para a professora Sarah Kaplan, que leciona estratégia na Rotman School, de Toronto, ele é uma poderosa ferramenta de colaboração. “A controvérsia ofusca os méritos do PowerPoint”, diz Sarah. Durante oito meses, ela observou de perto o emprego do software por profissionais de uma companhia de telecomunicações na América do Norte, que resultou no artigo Strategy and PowerPoint (“Estratégia e PowerPoint”), da revista Organization Science. É um oportuno resgate do malhado programa.


Confira suas virtudes estratégicas:

Materialidade (ou Corporalidade)_Durante a formulação de estratégia, o PowerPoint ajuda a dar corpo às ideias ainda não implementadas: tecnologias que precisam ser desenvolvidas, aquisições a ser feitas, recursos a ser alocados. A visualização de ideias por meio de slides do programa possibilita melhor discussão.

Universalidade_O PowerPoint é a ferramenta universal por excelência. Um documento de PowerPoint pode ser visualizado na lousa ou na folha de papel, pode ser aberto na tela do computador ou no Kindle. Também é facilmente enviado por e-mail.

Maleabilidade_Um documento de PowerPoint é composto de telas, em vez de páginas. Isso facilita trocá-las de lugar, editá-las, eliminar ou acrescentar materiais desejados, na ordem que se quiser. Durante uma teleconferência, Sarah viu uma equipe preparar em tempo real, em dois continentes e vários países, o documento definitivo de um projeto de tecnologia, pois ele foi feito em formato PowerPoint (“ppt”).

Colaboração_A maleabilidade das telas também favorece a colaboração. “Ele é um ótimo ‘documento de discussão’”, segundo Sarah. É um detonador de conversações. A troca de informações entre equipes ou profissionais é feita de modo rápido com o programa.

Objetividade_Os críticos têm certa razão em dizer que o programa é “simplista”. Mas isso tem o lado bom. Quando as equipes estão dispersas geograficamente, os dados apresentados de forma enfática e direta pelo PowerPoint são um puxão para a realidade objetiva dos fatos. “Da mesma forma que os engenheiros usam desenhos para concretizar ideias e receber feedback”, diz Sarah, “os usuários criam as telas para tomar decisões estratégicas, de forma eficiente e em colaboração.”

Rotman School of Management – É a escola de negócios da universidade de Toronto, no Canadá. Criada em 1995, ganhou proeminência global nos últimos anos graças à gestão inovadora do seu decano, Roger Martin, pensador do design thinking.

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