8.9.09

Naturalidade: encha e depois, esvazie.

Ser natural exige segurança e para se sentir mais seguro, é importante se preparar.

Steve Jobs é sempre muito elogiado por sua performance ao subir no palco. O comentário mais usual para suas apresentações é: "nossa, parece tão fácil pra ele." Mas essa facilidade só é conseguida com muito treino e experiência.

Após praticar, ler, reler, se apresentar em frente ao espelho e/ou para outras pessoas, é preciso esquecer tudo e deixar correr naturalmente.

No vestibular, a orientação é sempre que não se estude no dia da prova para que a mente fique limpa e as matérias venham. Em apresentações, a técnica é a mesma. Ao subir no palco, a mente deve estar livre de pensamentos, de pré-julgamentos voltados para o sucesso ou derrota. Se deu tempo de se preparar, ótimo, você está seguro. Se não deu tempo, as suas anotações ou slides vão ajudar a lembrar o conteúdo e você terá que contar com a sua experiência. O pensamento deve ser: "vai dar tudo certo" e deixar a coisas acontecerem. Esse estado é muito importante para passar naturalidade.

Ao se deparar com seu público, grande ou pequeno, é importante estar sempre sorrindo, sentir as pessoas, responder às expectativas de humano para humano.

Uma dica interessante: ao se apresentar para uma pessoa muito importante, como por exemplo o "presidente da empresa", pense que ele também tem família, filhos, cachorro, ou seja, ele não é um Deus; é apenas um cara que batalhou muito e chegou onde chegou. Isso tira o peso que muitas vezes deixa o apresentador em desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação