14.7.09

VELOCIDADE & RITMO EM SUAS APRESENTAÇÕES

Dave-F - Flickr

Hoje, durante um roteiro que estava fazendo, fiquei pensando na Velocidade da Informação e como devemos lidar com ela para sermos entendidos...

Diariamente, nos deparamos com pessoas ansiosas, que mal começaram uma frase já querem terminar: comem as palavras, eliminam as conexões entre elas, uma loucura. Mas de que adianta você falar "super rápido o que tem pra falar" e quem está ouvindo não entender absolutamente nada?

Um só ouvinte ou uma platéia precisa de tempo para entender, absorver uma idéia antes que você passe para o ponto seguinte. Se você vai devagar demais também, seu público vai ficar com sono e os bocejos vão se multiplicar; se vai rápido demais, adeus atenção. Ou seja, é preciso encontrar EQUILÍBRIO.

Existe uma tática ótima para se usar quando você vai falar sobre algo: o "teaser". Sinalize o que vai falar, cause interesse: "olha, agora vocês vão aprender qual a velocidade ideal para sua apresentação". Depois, apresente sua informação da maneira mais clara e simples possível.

Em resumo, aqui vão algumas regrinhas para ajudar sua platéia a entender melhor o que você precisa dizer e principalmente, para encontrar o ritmo ídeal para sua apresentação:

•Seja informal, use frases curtas com linguagem simples, não confunda sua platéia com termos muito complexos.

•Organize sua estrutura de maneira lógica, deixe que a sua platéia saiba onde você está querendo chegar, quais são os seus pontos-chave e quando você vai mudar de assunto.

•Após apresentar um ponto importante, ilustre o assunto, argumente para esclarecer e fortalecer a mensagem. Dê a oportunidade de sua platéia digerir um assunto antes de passar para o próximo.

•Seja emocional, participe do seu conteúdo, faça com que as pessoas se interessem no que você vai falar.

•Não tente colocar muitos assuntos numa mesma apresentação. Assim sua audiência vai se confundir e não vai conseguir assimilar nenhum deles.

•Conheça a sua platéia, programe sua apresentação de acordo com a capacidade que seu público-alvo tem de absorver a informação que você vai passar.

•Seja envolvente, mantenha a calma, olhe nos olhos das pessoas e respire ao falar. A calma e a firmeza em suas argumentações passam segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LaGracia Design em ação